Medula Óssea

Medula Óssea

Entre 14 e 21 de dezembro, é comemorada a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. O objetivo da ação é promover o esclarecimento e a conscientização sobre a doação e o transplante de medula, bem como a captação de doadores. A semana foi instituída pela Lei 11.930/2009.

No Brasil, a Anvisa cumpre o papel de estabelecer normas que garantem a segurança e a qualidade da realização de procedimentos necessários à captação de doadores, à realização da doação e ao transplante de medula óssea, que é um tipo de terapia celular.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

Dessa forma, o procedimento pode ser indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia mielomonocítica crônica, linfomas, anemias graves, anemias congênitas e mieloma múltiplo, entre outras doenças. Portanto, o transplante é capaz de salvar vidas e, por isso, a doação é tão importante.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

– ter entre 18 e 35 anos de idade;

– estar em bom estado geral de saúde;

– não ter doença infecciosa ou incapacitante; e

– não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

É importante observar que algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisadas caso a caso.

Para mais informações acesse os links:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/doacao-de-medula-ossea-e-tema-de-mobilizacao

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/saiba-mais-sobre-os-centros-de-processamento-celular

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/confira-informacoes-sobre-doacao-e-transplante-de-medula-ossea

#MedulaÓssea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *